top of page

BOLETIM NUSCI - IV EDIÇÃO

  • Foto do escritor: NUCSI UCB
    NUCSI UCB
  • 10 de mai. de 2019
  • 10 min de leitura

O NUCSI¹ sabe que ás vezes acompanhar as notícias do universo internacional é difícil com a rotina da faculdade. Dando continuidade a iniciativa do Boletim NUCSI, trazemos sua quarta edição! 🎉🎊 O Boletim tem o intuito de abordar os mais variados temas. 📰

Confira o conteúdo desta edição na íntegra:

A prisão de Julian Assange, um dos cofundadores da Wikileaks

Por: Kelvin Davidson

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, dentro de van da polícia que o levou ao Tribunal de Magistrados de Westminster, depois de ser preso em Londres nesta quinta (11). — Foto: Hannah McKay/Reuters

No último dia 11, quinta, foi preso um dos cofundadores do Wikileaks, uma organização transnacional sem fins lucrativos, sediada na Suécia, que ficou conhecido por vazar diversas informações confidenciais, em 2010, do governo dos EUA.

Quem é Julian Assange?

Nascido na Austrália em 1971, Julian Paul Assange na Universidade de Queensland e de Melbourne, porém não finalizou nenhum curso. Hoje com 47 anos e sendo um brilhante programador de informática, fundou a WikiLeaks em 2006 e durante todo o período diversos dados confidenciais. Vive desde 2012 na Embaixada do Equador em Londres em regime de asilo diplomático concedido pelo então presidente do equador, Rafael Correa. Mais para frente, recebeu também a nacionalidade equatoriana.



Julian Assange preso em Londres — Foto: Reprodução/Ruptly

Assange tinha sobre seus ombros uma ordem de prisão expedida pela Suécia, por crimes sexuais, sendo depois arquivados. Após a eleição de Lenín Moreno, as relações entre Assange e o Estado equatoriano se deterioraram, sendo tomadas pelo Equador as medidas de encerrar as comunicações e liberar somente visitas externas de seus advogados. O grande golpe para Assange foi a cassação do asilo diplomático. Sendo entregue depois para a polícia metropolitana de Londres que afirmou que Assange pagaria por seus crimes.


Quem são os atores responsáveis pela prisão de Assange?

O senhor Assange sempre acusou os EUA de querer extraditá-lo. Em resposta, o atual presidente Donald Trump falou não ter a menor ideia sobre a Wikileaks e o seu cofundador. Ao mesmo tempo o governo americano deu início ao pedido do processo de Extradição. Contudo, o Reino Unido tem em suas mãos ainda o pedido do pai de Assange que pede para este ser extraditado para o seu país natal, Austrália. A mudança de regime ideológico do governo do Equador se mostra parecido com um caso recente ocorrido no Brasil, onde o atual governo pediu a extradição de Cesare Battisti.





O encontro entre Kim Jong-un E Vladimir Putin

Por: Matheus Moraes e Sabrina Moura

A conferência entre Kim Jong-un e Donald Trump terminou antes do momento esperado e sem acordos estabelecidos. Portanto, é natural que o pequeno país busque novas alianças com os poderosos atores do Sistema Internacional.

A URSS era grande aliada cultural e econômica da Coreia do Norte na segunda parte do século XX, além de compartilhar conhecimentos de tecnologia nuclear. Contudo, desde o colapso da Cortina de Ferro (célebre nome dado à divisão entre a Europa Ocidental capitalista e o Leste europeu comunista durante a Guerra Fria) o relacionamento entre os países se desvaneceu.

Como não pôde obter sucesso na realização das metas econômicas do encontro com o presidente dos Estados Unidos, as quais se resumiam em conseguir a flexibilização das sanções econômicas que estão atravancando largamente a economia da Coreia do Norte, desse modo, Kim Jong-un busca negociar com possíveis aliados que venham a ser decisivos para esse objetivo. Segundo Alexey Muraviev, professor da Universidade de Perth, a Coreia do Norte deve mostrar aos EUA que não está isolada e que tem o apoio de grandes potências para que o seu interesse econômico seja preservado e, sobretudo, pressionar Washington a organizar novas negociações.

O que a Rússia pode ganhar com isso?

A Rússia, por sua vez, tem por objetivo demonstrar que ainda possui influência e prestígio em relação à Coreia do Norte. Além disso, o Kremlin, sede do governo da Rússia em Moscou, visa à negociação com Pyongyang, capital do país Norte-Coreano, para que a situação da questão nuclear se estabilize.

As previsões feitas para o encontro entre Kim Jong-un e Vladimir Putin afirmam que grandes acordos não são esperados. Além de obter reconhecimento internacional e impulsionar as negociações com os EUA, a Coreia do Norte precisa de muito dinheiro, já que o comércio internacional do país está sendo contido pelas diversas sanções impostas ao país por EUA, Europa e ONU. Entretanto, não é esperada grande ajuda da Rússia, pois, para os russos, a Coreia do Norte é um país incontrolável, pouco confiável e não é sequer um relevante mercado de exportação para a eles. Ademais, o fato de a Rússia estar sofrendo sanções por conta da Crimeia é mais um agravante para as negociações.



Kim Jong-un e Vladimir Putin se reúnem em Moscou Foto: EFE/ Alexey Nikolsky / Sputnik / Kremlin Pool





Brexit e seus impactos na União Europeia

Por: Ana Bárbara Damacena e Isabelle Vitória Silva de Andrade.

A União Europeia é um grupo composto por 28 países, firmado em 1953. O Reino Unido se tornou parte da União Europeia em 1973, mas sua saída tem sido um interesse político desde então. Para se referenciar à essa saída, muito se fala em Brexit, que basicamente é a abreviação dos termos “British Exit” que em português significa saída britânica.

Segundo o Tratado de Maastricht (também conhecido como Tratado da União Europeia), assinado em 1992, seus países-membro deveriam respeitar três pilares estabelecidos nesse documento, que eram: O Pilar Comunitário, Pilar de Política Externa e Segurança Comuns e o Pilar dos Assuntos Internos. Um dos principais pontos que tocam a União Europeia é o processo de união monetária, política criada no ano de 1992, na qual o Reino Unido não faz parte.

Em 2016 realizou-se um plebiscito, com votação popular, onde 52% dos britânicos decidiram pela saída do referido grupo. Pelo artigo 50° do Tratado de Maastricht isso é um direito de qualquer Estado-Membro e eles podem decidir, em conformidade com as respectivas normas constitucionais, retirar-se da União, e é exatamente o que está acontecendo, já que os Estados-Membro já concordaram com a saída do país.



Manifestante protesta contra o Brexit em frente ao Parlamento britânico em Londres — Foto: Gonzalo Fuentes/Reuters



O grande impasse está no parlamento britânico, onde a primeira-ministra Theresa May apresentou um projeto que dita as regras da saída, mas não foca muito em como serão as relações depois da mesma.

Nas negociações, já estabeleceram coisas muito importantes, como a multa que o Reino Unido deve pagar, estimada em £39 bilhões, e também o chamado “período de transição” que tem previsão de durar até o fim de 2020.



Parlamento britânico vota adiamento do Brexit — Foto: Reuters TV via REUTERS

Quais são as consequências esperadas?

Existem duas visões de novos cenários sobre a União Europeia com a possível saída do Reino Unido. Esta saída poderá gerar um impacto, ou então pode acabar não causando grandes mudanças.

O Reino Unido não faz parte dos países na zona do euro – união monetária dentro da União Europeia, na qual alguns Estados-membros adotaram oficialmente o euro como moeda comum, e da Área de Schengen – área que compreende 26 estados europeus que aboliram oficialmente todo o passaporte e todos os outros tipos de controle de fronteira em suas fronteiras, estando apenas inserido no Espaço Económico Europeu – este permite a livre circulação dos bens, dos serviços, das pessoas e dos capitais. Dessa forma, é o país da Europa menos integrado do que os outros países-membros da UE, e caso sua saída realmente ocorra, o impacto causado não será de grande magnitude.

Porém, partindo de outra visão, pode-se perceber que o impacto na verdade atingiria muitos setores – população, emprego e economia – de maneiras positivas e negativas.

Com a saída do Reino Unido, o índice de envelhecimento da população iria aumentar e a população de jovens diminuir, fazendo também com que a UE perdesse o país que mais contribui para o aumento da população no bloco. Juntamente com isso ocorreria um aumento no desemprego e uma queda na taxa de empregos, além da queda do salário pago aos trabalhadores dentro da União Europeia.

Contudo, a economia seria beneficiada com essa saída. Apesar de perder 14% da riqueza produzida internamente, o défice público seria reduzido, devido a exclusão das contas britânicas. O saldo da balança comercial também aumentaria, pois, entre importações e exportações, o Reino Unido possui o maior défice da balança comercial da UE. Os únicos dados negativos seriam os do consumo privado, que terá uma queda de 16%, fixando-se nos 54,1%, devido ao fato de que os britânicos possuíam o maior consumo privado em percentagem do PIB.



Audrey Hepburn e sua missão humanitária.

Por: Jacy Souto Silva

Atriz Audrey Hepburn durante uma missão humanitária na Etiópia, 1988. Foto: UNICEF Gallery.



A atriz Audrey Hepburn, famosa por filmes como “Bonequinha de Luxo” e “A Princesa e o Plebeu”, foi uma figura muito influente durante sua vida. Mas o que muitos não sabem é que, além de ser um ícone de sua época, Hepburn foi também embaixadora da boa vontade da United Nations International Children's Emergency Fund (UNICEF) e trabalhou por mais de 30 anos nesta causa humanitária.

Logo após tornar-se embaixadora da UNICEF, Audrey foi em missão para a Etiópia para ver de perto os efeitos que a seca e os anos de conflitos civis haviam causado no país. Quando voltou, ela prontamente falou com a mídia sobre os projetos sociais da organização, trazendo assim visibilidade para a causa. O que a ajudou bastante neste processo foi o domínio que tinha sobre alguns idiomas, sendo estes: holandês, inglês, francês, espanhol, italiano e até um pouco de alemão.



Audrey Hepburn lança oficialmente a campanha comemorativa do 15º Aniversário da UNICEF em Madri, Espanha. 15 de agosto de 1964. Foto: Everett Collection

Tamanho comprometimento com a causa se deu porque Audrey Hepburn sabia exatamente como era estar no lugar daquelas pessoas por ter sofrido os horrores da Segunda Guerra Mundial:


"Eu posso testemunhar o que a UNICEF significa para as crianças, porque eu estava entre aqueles que receberam comida e assistência médica logo após a Segunda Guerra Mundial. Tenho uma gratidão e confiança duradouras pelo que a UNICEF faz." (HEPBURN, Audrey, 1989. Discurso durante sua nomeação como Embaixadora da Boa Vontade.)



Coreia do Norte: intolerância religiosa, controle da população e mistérios em relação à família do ditador.

Por: Jacy Solto Silva

Kim Jong-un e sua esposa Ri Sol-ju. Foto: Getty Images.

A Coreia do Norte é possivelmente a nação mais misteriosa do mundo atualmente. O que sabemos sobre o país deve-se às informações dadas por cidadãos que fugiram do mesmo ou de imagens feitas por satélites.

Embora teoricamente exista liberdade religiosa garantida pela constituição norte-coreana, na prática isso é diferente. Existem diversos relatos de forte perseguição religiosa no país, principalmente a perseguição aos cristãos. O povo não tem liberdade de expressão, já que o governo ditatorial controla todos os setores da vida da população, privando-lhes do acesso à informação de todos os modos. Pode-se citar como exemplo disto o fato de que apenas 28 sites estão disponíveis para acesso dos internautas (de acordo com uma pesquisa feita pelo GitHub em setembro de 2016), outra curiosidade é que só existem quatro canais de televisão, todos estatais, dentre estes somente um é transmitido para o exterior, outros dois têm fins educativos e o quarto canal (o mais novo deles, lançado em 2015) é um canal esportivo.

Um fato curioso é que os norte-coreanos não seguem o calendário cristão (ou gregoriano), eles utilizam o calendário juche. Os meses, semanas e dias têm a mesma marcação do calendário cristão, porém, sua contagem cronológica começou em 1912, ano do nascimento de Kim Il-Sung, primeiro líder norte-coreano. Por este motivo, eles estão no ano 107, e não em 2019. Existe a possibilidade de que o ano de nascimento de Kim Jong-Un tenha sido alterado para estar mais alinhado com o de seu pai. Além disso, até hoje não se sabe exatamente quantos filhos o ditador Kim Jong-Un realmente tem, acredita-se que são três, porém só há confirmação de uma filha, Kim Ju-ae. Tudo isto só prova o pouco que se sabe sobre o ditador e sua família, o que se reflete em sua maneira sigilosa e autoritária de governar o país.



Balanço Financeiro

Por: Pedro Miguel

O dólar na semana do dia 25 de Abril, vem fechando na média dos R$3,97, representando uma subida de 1,15% em média. A tendência é de que a moeda americana continue sua escalada e chegue à casa dos 4 reais novamente em poucos dias. Já o Euro, moeda europeia, fechou a semana na média dos R$4,44, representando uma decrescente mínima de 1 centavo para a semana anterior.

Se tratando das moedas virtuais (ou criptomoedas), o bitcoin se mostra a mais importante e influente no meio, e parece que vai parar por agora. O bitcoin fechou nesta semana com média de 21.674,29 reais, se mostrando ainda a criptomoeda mais forte do mercado.


Relações Internacionais e Cultura

Por: Pedro Miguel

Existem vários filmes com que se pode trabalhar e observar pontos importantes relacionadas às relações internacionais. Hoje, nós falaremos sobre o Ponte dos Espiões (2015), filme cuja direção é de Steven Spielberg e tem como elenco atores consagrados como o genial Tom Hanks e Mark Rylance. O filme que se mostra didático do começo ao fim, explica de modo simplificado características do embate entre Estados Unidos e a União Soviética durante o período de guerra fria.

De maneira muito inteligente e sutil, Spielberg introduz temas bastante relevantes para o campo internacionalista como soberania nacional e a crise do patriotismo. Porém, na trama, o enredo apresenta uma dupla ironia, tratando os dois lados (Estados Unidos e União Soviética), de maneira com que seja possível observar temas de relações internacionais com clareza.

Ponte dos Espiões adota um discurso politizado, humanista e ousado, no qual o herói que normalmente é uma figura “de ação”, na qual é o arauto da justiça, é prontamente substituído por um personagem defensor dos direitos humanos e da superação dos preconceitos. Tom Hanks no papel de protagonista, consegue transmitir a mensagem do filme de maneira muito fluida e pouco cansativa ao telespectador, que faz com que esse seja um dos filmes mais aclamados pela crítica especializada mundo afora.


Livro que deu origem ao filme Ponte dos Espiões (Amazon)



Referências


BBC. O que é o Brexit? Entenda a polêmica saída do Reino Unido da União Europeia com esta e outras 10 questões. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internaci onal-46335938> Acesso em 20 de Abril de 2019.

BBC. O que esperar do inédito encontro entre Kim Jong-un e Vladimir Putin. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/international-48035442> Acesso em 30 de Abril de 2019.

BLOG HIPER CULTURA. 8 curiosidades sobre a misteriosa Coreia do Norte. Disponível em: Acesso em: 23 de Abril de 2019.

DW. Em meio a impasse com EUA, Kim se volta para a Rússia. Acesso em 30 de Abril de 2019

Estadão. Brexit: guia para entender a saída do Reino Unido da União Europeia. Disponível em: <https://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,brexit-guia-para-entender-a-saida-do-reino-unido-da-uniao-europeia,700026 79210> Acesso em 20 de Abril de 2019.

Europarl. Tratado da União Europeia (TUE) / Tratado de Maastricht. Disponível em: <http://www.europarl.europa.eu/about-parliament-and-the-treaties/maastricht-treatry> Acesso em 20 de Abril de 2019.

FRANCISCO, Patrick. Coreia do Norte – Curiosidades. Disponível em: <http://www.sitecuriosidades.com/coreia-do-norte-curiosidades/> Acesso em: 23 de Abril de 2019.

G1. Julian Assange, fundador do WikiLeaks, é preso na embaixada do Equador em Londres. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/04/11/policia-britanica-detem-assange.ghtml> . Acesso em 29 de Abril de 2019.

G1. Pai de Assange quer retorno do filho à Austrália. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/04/14/pai-de-assange-quer-retorno-do-filho-a-australia.ghtml> . Acesso em 29 de Abril de 2019.

MIGUEL, Rafa de. Julian Assange, cofundador do Wikileaks, é preso em Londres após Equador retirar asilo diplomático. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2019/04/11/internacional/1554975440.html> . Acesso em 29 de Abril de 2019.

SALVADOR, Susana. Julian Assange: herói ou vilão? Disponível em: <https://www.dn.pt/mundo/interior/julian-assange-heroi-ou-vilao-10785096.html> . Acesso em: 29 de Abril de 2019. SIMÕES, Pedro. A Internet na Coreia do Norte tem apenas 28 sites! Disponível em: <https://pplware.sapo.pt/internet/internet-coreia-do-norte-aoenas-28-sites/> . Acesso em: 27 de abril de 2019.

UNICEF PEOPLE. Audrey Hepburn. Disponível em: <https://www.unicef.org/people/people_audrey_hepburn.html> Acesso em: 24 de Abril de 2019.

Valor. Como fica a união europeia sem o Reino Unido. Disponível em: <https://www.valor.com.br/video/4967855405001/como-fica-a-uniao-europeia-sem-o-reino-unido> Acesso em 20 de abril de 2019.



Para baixar o arquivo visual do Boletim NUCSI e em pdf acesse o link: https://drive.google.com/file/d/1_6lbHPbNui4V_ICtUgHgH22UMzVICAXK/view?usp=drivesdk

¹O NUCSI é um Núcleo de Simulações Internacionais do curso de Relações Internacionais da Universidade Católica de Brasília.



Posts recentes

Ver tudo

Comments


Publique em nosso blog!
Pesquisar
Facebook
Posts Recentes
Arquivo
Tags
Acompanhe as redes
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • YouTube Social  Icon
  • Snapchat Social Icon
  • Google+ Basic Square

© 2017. Todos os direitos reservados - NUCSI.

bottom of page