O Processo de Desglobalização da Sociedade Contemporânea
- Ana Laura Dezzen
- 14 de jun. de 2017
- 2 min de leitura

Durante muito tempo tem sido usado o discurso da globalização e integração do mundo, mas na contemporaneidade é perceptível que o processo está sofrendo certa “involução”, a chamada desglobalização. Esse termo é usado por alguns economistas e cientistas sociais para fazer referência a um suposto processo atual de esfacelamento dos ideais da globalização econômica, social e cultural que ganhou força nas últimas quatro ou cinco décadas.
Se uma pequena análise dos últimos anos for feita, será bem claro que o processo de desglobalização começou a ganhar mais força graças à crise de 2008, o que pode ser considerada uma “deficiência na globalização financeira”. Desde a crise, os benefícios de se viver em um mundo globalizado começaram a ser mais duramente contra-argumentados haja vista que, até aquele momento, as críticas ficavam mais restritas às questões socioculturais.
Com o advento do Brexit em 2016 ocorreu, de certa forma, o estopim para essa situação. Países, especialmente na Europa e Ásia, passaram a ficar cada vez mais isolacionistas e xenófobos, sendo exemplos claros a Rússia, Filipinas, Japão e Turquia. E não para por aí, é perceptível que no mundo contemporâneo os movimentos e partidos políticos nacionalistas vem ganhando mais força e, juntamente com eles, o conservadorismo também entra nessa onda, observa-se a eleição do ultranacionalista Donald Trump nos Estados Unidos como fundamento.
Diante do exposto pode-se assim fazer um paralelo com a escritora do II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, Suely Leitão, quando a mesma diz que “o mundo está prestes a viver um processo de ‘desglobalização’ em consequência do fortalecimento do estado-nação e do sentimento de ‘local conteudismo’, levando os países a ter duas alternativas para manter a competitividade: a adaptação criativa ou a destruição criativa”, fazendo apenas uma pequena alteração na frase: o mundo não está prestes a viver este processo, ele já foi instalado no mundo contemporâneo e pode significar um grande retrocesso na questão da conectividade mundial.
Imagem: Vege
Comments