Nós Fizemos Isso? A Transformação de Hippies para Yuppies
- Rute Ester
- 19 de abr. de 2017
- 3 min de leitura

Onde estão hoje os revolucionários que pretendiam mudar o mundo nos anos 60? Obviamente eles não permaneceriam jovens e apaixonados para sempre. A ideia de caminhar pelo mundo sem dinheiro, lutando por liberdade, igualdade, paz e felicidade não funcionou para todos. O tempo passou, os fatores mudaram e os hippies dos anos anteriores deram sequência a uma nova geração formada por seus filhos e sobrinhos mais novos, os Yuppies.
Mas oque são Yuppies? "Yuppie" é uma derivação da sigla "YUP", expressão inglesa que significa "Young Urban Professional"
A América via surgir nos anos 80 uma figura totalmente oposta ao hippie e ela foi bem vinda ao seio capitalista. Os yuppies eram os modelos de filhos e patriotas ideais. Young Urban Professionals, jovens dispostos a trabalhar 12 horas por dia, ganhar dinheiro rápido, gastar mais rápido ainda e morrerem aos trinta vítima de algum ataque fulminante ou overdose de cocaína, a droga dos campeões.
É claro que os filhos dos idealistas e revolucionários não desconheciam a luta realizada por seus pais, os jovens que surgiram depois dos hippies tinham como principal preocupação, tentar estabelecer o equilíbrio perfeito entre a ganância e o altruísmo, entre o dinheiro e o amor verdadeiro. É certo que na maioria das vezes os jovens abandonavam os ideias de seus pais para seguir os seus próprios. O conceito ilusório de "Self-made man”, aquele tipo que consegue se fazer sozinho, através de seu próprio esforço, vencendo dificuldades e agarrando oportunidades, prevalecia na cabeça destes jovens. "A ganância é uma coisa boa" era nisso que acreditavam.
Normalmente os Yuppies são mais conservadores que a geração anterior, deixando de lado as causas sociais abraçadas pela mesma e focando no individualismo. Essa corrida pelo poder e pelo ganho pessoal, onde quem tem mais é quem vale, pode ser chamada de rat race - "corrida insana".
No cinema conhecemos protagonistas que lutaram arduamente para atingir o ideal yuppie, como nos filmes a seguir: A cor do Dinheiro (The Color of Money, 1986), O segredo do meu sucesso (The Secret of my succe$s, 1987), Wall Street: Poder e Cobiça (Wall Street, 1987), Cocktail (1988), Por Amor ou Por Dinheiro (For Love or Money, 1993), e o mais recente deles O Lobo de Wall Street (The Wolf of Wall Street, 2013).
Mas e os hippies no meio dessa nova geração? Tiveram influência na formação de jovens gananciosos e sedentos por dinheiro e poder ou foi apenas uma consequência da sociedade? Muitos dos antigos hippies continuaram vivendo o mesmo estilo de vida e não se culpam ou se arrependem. Ao contrário dos que tiveram que abandonar sua camiseta colorida mais cedo do que queriam e assumir responsabilidades em empresas e cargos que nada condiziam com oque era pregado por eles nas passeatas e protestos, cegos por dinheiro na esperança de ganhar mais e mais, muitos se perderam da essência hippie, dando lugar à um adulto medíocre e infeliz que não satisfez seus desejos e sonhos da juventude e se tornou o que mais odiava nos anos 60, ‘as pessoas acima dos 30’.
Se engana quem pensa que os yuppies surgiram apenas após o fracasso dos envolvidos no movimento hippie. O termo já era lentamente criado durante o auge do movimento, aonde falsos ideologistas transformavam os símbolos da causa em comércio. Transformaram o visual hippie repleto de cores em artigos caros de boutique acabando com o seu propósito inicial. Sendo assim sabemos que os Yuppies não são apenas o reflexo contrário dos Hippies, mas sim o fruto de uma parte dos que se auto intitulavam Hippies mas eram na verdade apenas jovens rebeldes e insatisfeitos.
Há uma série de diferenças e conflitos entre Hippies e Yuppies, mas é certo que, no movimento Hippie sempre houve corrupção, então na verdade, pouca coisa mudou senão as duas primeiras letras da nova definição.
Imagem: Brixton Buzz
Commentaires